O Programa de Mestrado Profissional em Teologia, das Faculdades Batista do Paraná, visa à formação teológica em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada à prática ministerial desenvolvida nas igrejas, organizações sociais, ONGs, e instituições religiosas.
As Faculdades Batista do Paraná, com sua experiência adquirida desde 1940, atuando na área teológica e buscando atender às demandas e exigências do cenário brasileiro, resolvem, por meio do Mestrado Profissional em Teologia, disponibilizar aos profissionais da área teológica, aos pastores, líderes eclesiásticos, diretores de instituições e professores de teologia ensino teológico de alto nível.
O Mestrado Profissional em Teologia surge de necessidade constatada: são milhares de instituições religiosas, entre igrejas, ONGs e associações, espalhadas pelo território brasileiro e são poucos os cursos, em nível de mestrado, que preparam aqueles que atuam como seus organizadores, administradores, capelães, educadores, gestores e líderes espirituais.
Conheça o site oficial do Mestrado Profissional em Teologia: Clique Aqui
Diretor:
Prof. Dr. Jaziel Guerreiro Martins
Coordenador:
Prof. Dr. Reginaldo Pereira de Moraes
O Mestrado Profissional em Teologia da FABAPAR se destina aos profissionais graduados das áreas teológicas, eclesiásticas, pastorais, educacionais e acadêmicas.
O Mestrado Profissional em Teologia está em funcionamento desde 2013 e é reconhecido pelo MEC e pela CAPES.
O curso de Mestrado Profissional em Teologia, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, é credenciado pela portaria ministerial n° 271 de 09 de abril de 2013, publicada no DOU, em 10 de abril de 2013.
O Programa de Mestrado Profissional em Teologia tem por finalidade:
O curso, inicialmente, contará com apenas uma área de concentração, a de Teologia Prática, a qual será tratada em três linhas de pesquisa. Dependendo da necessidade e, principalmente, respeitando as diretrizes do APCN CAPES, poderão ser criadas novas linhas de pesquisas.
Segue a distribuição de disciplinas, de seus respectivos docentes e seus créditos, dentro de cada linha de pesquisa. As disciplinas se dividem em comuns e eletivas. As eletivas, ainda que estejam direcionadas para cada uma das linhas de pesquisa, abrem oportunidade para que o estudante contribua para a construção de seu próprio currículo, optando, quando for conveniente, por disciplinas da outra linha de pesquisa que não a sua.
A tradição judaico-cristã, assim como outras religiões, tem boa parte de sua fundamentação prática e teológica em um conjunto de livros. As “Escrituras”, ainda que seja o livro mais comum entre esta tradição, é de grande complexidade, o que pode levar a interpretações equivocadas e, até mesmo, arcaicas. Reconhecendo as dificuldades específicas que envolvem a releitura e o ensino e a aplicabilidade de tais textos, e também a sua importância para a religiosidade brasileira, esta linha de pesquisa procura desenvolver um conhecimento aprofundado da interpretação da literatura básica judaico-cristã para perceber a prática da religiosidade cristã na atualidade. Para isso, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.
Dentro da área de Teologia Prática, o curso também trabalha com a linha de pesquisa aqui denominada “Teologia e Práxis Pastoral e Comunitária”. Ela parte da constatação de que as instituições religiosas, sociais e comunitárias, de forma profissional ou amadora, naturalmente, estão envolvidas tanto com a organização de suas atividades e unidades eclesiásticas ou gerenciais, como com a orientação, o suporte social, e o cuidado espiritual da comunidade em geral. Assim, visando um melhor desempenho por parte dos agentes envolvidos nestas atividades, a linha propõe, direciona e estimula o estudo e a aplicação da teologia na organização institucional das igrejas, ONGs e comunidades sociais, no cuidado pastoral, ético, moral, social e comunitário da sociedade, buscando o apoio das técnicas modernas da administração, da liderança, da gestão de pessoas, do aconselhamento, da capelania, e da orientação espiritual, ético-moral e de cidadania. Para isso, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.
A linha de pesquisa “Espiritualidade, Educação e Docência nos Processos Formativos” parte do pressuposto de que o ser humano em sua complexidade, enquanto pessoa e identidade, tem necessidades e demandas que afetam diretamente a sua forma de ler, interpretar, viver e conviver na realidade social. Essas necessidades e demandas estão presentes no modo como ele busca respostas para as questões mais fundamentais da vida de natureza epistemológica, filosófica, ética, religiosa e social. Isso ocorre porque o ser humano é um ser que busca sua completude. Neste sentido, estudar a dimensão da espiritualidade associada aos processos formativos, a partir do olhar da teologia na educação, oportuniza não apenas uma possibilidade de diálogo interdisciplinar, mas transversal entre as áreas do conhecimento e que pode ser contemplado no modo como o ensino e a aprendizagem vão sendo construídos nos processos formativos afetos a uma perspectiva da integralidade do ser humano.
Busca-se, portanto, a partir da interação entre o ensino e a aprendizagem, despertar a autonomia e a capacidade de reflexão sobre o sentido da vida, a partir da compreensão dos significados gestados no interior dos diferentes sistemas de crença, os quais expressam pressupostos que são legitimados ou não pelos distintos grupos sociais.
Assim, esta linha investiga os processos formativos a partir da ótica da espiritualidade, a qual está implícita ou explícita nos sistemas de crença e que perfazem a forma como as leituras de mundo são constituídas. Investiga, ainda, o papel da educação a partir das contribuições da teologia e de teólogos, a partir de processos formativos de transformação, renovação, ruptura em diferentes sociedades, contextos e tempos históricos. Para isto, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.
O Curso de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Prática, oferece 48 vagas para o processo seletivo, divididas em:
O candidato a uma das vagas deve optar por apenas uma das linhas de pesquisas ao fazer a sua inscrição.
*Consideram-se alunos especiais, alunos que antecipam até 12 créditos a serem cursados, sendo que, poderão permanecer nesta condição por, no máximo, 1 ano, devendo realizar processo seletivo para tornar-se aluno regular e assim validar os créditos cursados.
– Será aprovado o(a) candidato(a) que obtiver média ponderada igual ou superior a 6,0, desde que permaneça dentro do número de vagas pertinente para a respectiva linha de pesquisa escolhida.
– Prova de Conhecimentos Teológicos: prova discursiva, onde será avaliado o conhecimento teológico geral e o conhecimento teológico específico de cada linha escolhida pelo aluno.
– Análise do Currículo e pré-projeto: será analisado o currículo, conforme modelo da FABAPAR. Serão considerados experiências práticas, bem como publicações de artigos científicos. O pré-projeto será avaliado por professores indicados pela coordenação do curso. Eles considerarão o pré-projeto enviado, conforme modelo da FABAPAR, e enfatizando algum aspecto prático da teológica.
No dia 28/06/2022 das 08:30 às 18:00
As provas ocorrerão a distância, através da plataforma MOODLE . As informações de acesso serão enviadas 24h úteis antes do processo seletivo, via e-mail.
(41) 3024-8142
4196923825
09h às 21h