Capelania é a assistência e a execução de atividades religiosas em locais como hospitais, escolas, orfanatos, asilos, presídios, instalações militares e outras organizações. É comum que as pessoas que estão nesses locais precisem de uma palavra de alegria, esperança e consolo para continuar a viver. Por isso, o objetivo de um capelão é ajudar essas pessoas através de uma mensagem palavra inspirativa, isso pode ser feito através de conversas, palestra ou dinâmicas, por exemplo. 

 

O que é preciso para exercer a capelania?

Um capelão deve ter empatia pelo próximo, evite julgar por mais difícil que a situação seja e ser muito responsável, pois aconselhar outras pessoas é um trabalho extremamente sério. Ter facilidade de conversar e estabelecer uma interação de confiança também são habilidades essenciais a serem desenvolvidas para se tornar um capelão.

 

É necessário ter certificação para ser capelão?

Sim, tanto se for um exercício profissional ou como uma prestação de serviço voluntário, é preciso ter diploma ou uma certificação para trabalhar com capelania.

Para se tornar um capelão militar, por exemplo, é preciso ser um ministro religioso (pastor, padre, etc.), ser formado em um curso superior em Teologia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ter experiência ministerial e ainda ser aprovado em concurso público.

Para realizar trabalhos voluntários em outras instituições como hospitais, asilos e orfanatos, é bastante frequente ser exigido algum tipo de certificação e preparo comprovado.

 

Cursos de capelania

Existem cursos de curta-duração sobre capelania, mas que só disponibilizam um certificado ao concluí-lo. A Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR), reconhecendo a importância de um preparo sério para a capelania que seja reconhecido pelo MEC para que o aluno possa atuar em diferentes instituições como capelão, criou a Pós-Graduação em Capelania e Aconselhamento.

O curso é 100% on-line, reconhecido pelo MEC e conta com professores formados e com experiência na área. A pós-graduação (lato sensu) em Aconselhamento e Capelania está voltada a lideranças que exercem acompanhamento e aconselhamento a pessoas que carecem de auxílio em situações de crise. 

O curso visa à lapidação da vocação e o incentivo à especialização de líderes na área da capelania nos setores hospitalares, carcerários e educacionais. A especialização permeia os campos de ensino da Filosofia, da Sociologia, da Psicologia e obviamente da Teologia, convergindo os estudos teóricos com a prática social.

 

Você tem alguma dúvida? Nos mande a sua pergunta aqui nos comentário.

Contato:

[email protected]

41 3024 8142 | 0800 600 8142