Para interpretar as Parábolas de Jesus é necessário levar em conta conceitos, propósitos, classificações e algumas regras de interpretação para, de forma alguma, distorcer as Escrituras.
No Novo Testamento, percebemos que Jesus gostava muito de ensinar por meio de parábolas. Muitas delas são impactantes, transmitem lições profundas utilizando situações do cotidiano da época. São histórias simples, mas que ainda desafiam muitos estudiosos no mundo.
Mas como interpretar as Parábolas de Jesus? Para compreender a teologia que está por trás das parábolas, conceituamos o uso delas em um e-book gratuito a fim de dar o primeiro passo para compreendê-las profundamente.
Regras para interpretar as Parábolas de Jesus
Para interpretar as Parábolas de Jesus é necessário sempre pensar no que Jesus quis dizer, não no que as pessoas querem ouvir. Para aumentar seu poder de compreensão das parábolas, seguem alguns critérios relevantes para auxiliar a interpretação:
- – Respeito e busca à verdade;
- – Contexto;
- – Fundo cultural;
- – Exegese;
- – Tipo de literatura;
- – Verdade central.
Propósito das parábolas
Há duas reações principais perante as parábolas de Jesus:
- Rejeição: as pessoas se voltam contra o ensinamento (Marcos 3:6; 12:12);
- Transformação: as pessoas aprendem o ensinamento, passam a enxergar que podem mudar de vida e seguir Jesus.
Em Marcos 4:12, Jesus diz: “aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.” Possivelmente, isso se trata das pessoas que demonstraram incredulidade e endureceram o coração perante os ensinamentos. Dessa forma, não conseguem extrair a lição das parábolas, mesmo que as escutem.
Características das parábolas
As parábolas contadas por Jesus podem ter as seguintes características:
- Cotidiano;
- Suspense;
- Contraste;
- Conflitos;
- Tríades;
- Inversão;
- Ênfase final;
- Discurso direto;
- Perguntas retóricas;
- Extraordinário;
- Exagero;
- Detalhes irrelevantes.
As parábolas constituem um dos mais belos e atrativos estilos de literatura que as Escrituras apresentam. Para estudarmos a profundidade de cada uma é preciso entender o contexto cronológico e histórico de cada uma e as características das narrativas. Para entender mais de cada característica, propósito, uso e regras de interpretação, baixe nosso e-book!
Boa noite. Esta cada vez mais difícil encontrar na internet sites quw apresentem conteudos relevantes e quw geram valor. Venho agradecer por vcs estarem sempre colocando textos de qualidades e que geram valor para os leitores. Deus abençoe sempre
Muito obrigado pelo feedback, Josiane! Ficamos muito felizes 😀
quero muito experimentar esse sistema,pra mim tirar minhas proprias conclusoes tambem
Estou amando este site, conteúdos relevantes, totalmente bíblicos e que agregam valor. O site está de parabéns, espero em breve poder fazer parte do corpo de alunos da fabapar.