O preparo para o ministério pastoral envolve muitos aprendizados. Além de mergulhar nos estudos teológicos, é necessário desenvolver diversas habilidades. E dentre tantas aptidões necessárias, nós listamos cinco que são muito importantes. Confira!

 

1 – Capacidade de ensino

 

Os membros da igreja procuram seus ministros para ajudá-los a entender a aplicação da Bíblia na vida cotidiana. Um pastor precisa aprender a comunicar verdades bíblicas de uma maneira que as pessoas entendam e pratiquem os ensinamentos recebidos.

 

2 – Saber ouvir

 

Estar disposto a ouvir é uma das maiores necessidade de alguém que está numa posição de liderança. Durante a capacitação para o pastoreio, é comum aprender diversas técnicas de ensino para repassar conhecimento e falar com as pessoas, mas a capacidade de ouvir os outros é uma característica muito importante que todo pastor precisa desenvolver. Afinal, os membros do ministério e da igreja enxergam em um pastor, um espaço seguro para compartilhar suas dúvidas, fracassos e lutas. 

 

3 – Trabalhar em equipe

 

A igreja não é feita apenas de um pastor, mas sim formada por um grupo de pessoas. Por isso, todo pastor precisa desenvolver a habilidade de trabalhar bem em equipe para saber delegar tarefas, dar feedbacks e construir projetos em conjunto.

 

4 – Formar discípulos

 

A igreja está em constante crescimento e amadurecimento. Por isso, um dos trabalhos que o pastor precisa aprender a desenvolver é a formação de discípulos, ou seja, o evangelismo e ensino das pessoas visando o avanço espiritual de todos.

 

5 – Perseverar

 

O trabalho na igreja não é fácil nem perfeito, existem momentos ruins, mas o pastor precisa estar disposto a lidar com turbulências e a não desistir.